A Carreira de Cyndi Lauper

Publicada em 24/06/2008 às 08h33m
Guilherme Samora – Diário de SP

1983 – Depois de uma tentativa fracassada de alcançar o sucesso com uma banda estilo rockabilly (batizada de Blue Angel), Cyndi Lauper lançou seu primeiro disco solo, o “She’s so Unusual” (“Ela é tão diferente”). Lá estão os clássicos “Girls Just Want to Have Fun”,”Time after Time”, “She Bop”, “All Through the Night” e “Money Changes Everything”. O álbum vendeu 16 milhões de cópias e ela se tornou a primeira mulher a ter quatro músicas consecutivas do top 5 das paradas americanas e inglesas. Recentemente, em 2004, o disco foi eleito pela “Rolling Stone” americana como um dos 500 melhores de todos os tempos. De autoria de Cyndi, “Time After Time” se transformou em uma das músicas mais tocadas e regravadas da música americana até hoje. Até Miles Davis fez sua versão para ela.

1986 – O tão aguardado segundo disco de Cyndi foi batizado de “True Colors”. E Cyndi, depois de perder o melhor amigo para a Aids e assustada com a aparição da doença, dedicou duas músicas a ele: “Boy Blue” e a faixa título. “True Colors” (com o refrão: “Não tenha medo de mostrar as suas cores. Elas são bonitas como o arco-íris”) acabou virando hino gay.

1989 – Depois de gravar seu primeiro filme (“Vibes”, um fracasso de bilheteria mas que mostrou seu talento para a arte. Mais tarde, ela ganharia prêmios de melhor atriz, como o Emmy), Cyndi lançou o disco “A night to remember”, com o hit “I drove all night”. Os executivos que a descobriram não estavam mais na Sony/ CBS e ela começou a ter problemas com a gravadora. De qualquer modo, saiu em turnê mundial e veio para o Brasil pela primeira vez.

1993 – Depois do período traumático com o disco anterior, Cyndi pensou em parar de cantar. Mas decidiu cantar suas mágoas em “Hat Full Of stars”, seu mais obscuro e o melhor disco de sua carreira. A idéia era escrever uma biografia, que depois ela transformou em músicas e colocou nesse CD. Histórias da amiga que fez um aborto e acabou morrendo, abusos que sofreu na infância, drogas, amores perdidos, homofobia e outros temas densos acabaram assustando quem conhecia apenas o lado colorido da moça. A foto da capa, inclusive, revela que Cyndi tinha mudado e estava falando sério: em preto e branco, ela mostra a cantora sem os cabelos multicoloridos e com os pés descalços em cima de uma lata de lixo. Mesmo sem apoio da gravadora, a crítica aplaudiu como um dos melhores discos dos anos 90.

1994 – A Sony lançou “Twelve Deadly Cyns…and Then Some”, o primeiro – de vários que viriam depois – CD de grandes sucessos. Cyndi regravou “Girls Just Want to have fun” com outro arranjo e a rebatizou de “Hey Now”. Com a turnê do disco, que a levou de volta às paradas, veio para o Brasil pela segunda vez.

1997 – Lança “Sisters of Avalon”, um CD influenciado pela “irmandade feminina”, como Cyndi disse. Temas como bruxaria, lesbianismo e até a vida de uma drag queen aparecem no disco. Alternativo demais, acabou nas prateleiras apenas dos fãs. Um ano depois, ela lançou um disco de músicas natalinas para terminar seu primeiro contrato com a Sony.

1999 – Começa sua curta experiência com as gravadoras independentes. Lança com sucesso o single de “Disco Inferno”, cover do clássico do The Trammps’s, para a trilha de um filme. Depois, em 2001, tenta lançar um novo disco, “Shine”, em uma gravadora que acabou falindo na época dos atentados de 11 de setembro. O CD vazou na internet e foi lançado só no Japão, onde Cyndi tem uma legião de fãs, em 2004.

2003 até 2007 – De volta à Sony, Cyndi lançou dois projetos especiais da gravadora. Um de covers (“At Last”) e um acústico com seus sucessos (“The Body Acoustic”). No meio tempo, fez um musical na Broadway.

2008 – Cyndi lança o novo CD “Bring ya to the brink” e anuncia uma turnê no Brasil em novembro .

Matéria enviado por José Rodrigues


Posted

in

by

Tags:

Comments

One response to “A Carreira de Cyndi Lauper”

  1. Rogério Oliveira Avatar

    Amo adoro venero a melhor cantora cyndi lauper tenho todos os seus cds dos anos 80,90 é 2000 são maravilhosos minha diva preferida amo-te…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *